Resenha | The Gifted - 01x01 - eXposed

Depois de ir além do trivial com Legion (resenha pendente), uma das melhores coisas já feitas com super-heróis na TV, a Fox, agora em parceria com a divisão de TV da Marvel, resolveu jogar com o trivial em The Gifted.

Mas confesso que esse trivial é muito bem executado e olha, esse primeiro episódio, que termina de uma maneira até que surpreendente, me agradou bastante.

Como de praxe com os últimos grandes lançamentos, muita coisa é exposta e mostrada muito antes mesmo do produto final ir ao ar, o que acaba estragando a experiência. Resolvi então não ver nada e o resultado foi acompanhar mais uma visão interessante da Fox para o mundo dos X-Men.

Se em Legion, o foco foi a parte psicológica e individual do "lidar com a questão mutante", aqui o foco é totalmente família, no conceito literal já que a premissa é acompanhar a família Strucker a enfrentar essa questão.
Reed Strucker (Stephen Moyer, que você deve ter visto em True Blood) é promotor em um departamento anti-mutante da polícia. Esse departamento é casca grossa com os mutantes que "saem" da lei, mas Reed já se mostra ser o "policial bom" de todo o processo que rola contra os mutantes que se rebelam.

Você saca então, que os mutantes são parte dese mundo e que muito mais não precisa ser explicado, até porque quando conhecemos Reed, já tivemos uma introdução bem bacana do grupo que serão aquele que "substituirão" os X-Men.

Mas e cadê eles, você me pergunta?

Pois bem, é exatamente ai que ai série busca sair do lugar óbvio. Não temos os X-Men na série, nem mesmo a Irmandade, que é o grupo liderado pelo Magneto. Estamos ainda no primeiro episódio e não temos sinal do que aconteceu com eles.
Na lista de mutantes do grupo de rebeldes da vez, temos Blink (Jamie Chung), ainda em começo de carreira, não sabendo usar totalmente seus poderes; Pássaro Trovejante (Blair Redford), Eclipse (Sean Teale) - personagem criado para a série - e Polaris (Emma Dumont).

Todos sem muita explicação, acabam entrando na trama após Reed descobrir, que olha a ironia do destino (leia roteiro) descobre, após alguns eventos que me lembraram em muito aquele filme de terror Carrie - A Estranha, que seus dois filhos Lauren (Natalie Alyn Lind) e Andy (Percy Hynes White) tem o gene X.

Ai que a série te pega! Como um pai vai deixar de priorizar sua família ao invés de seu trabalho? Sabendo que a lei anti-mutante pega pesado, já que ele está dentro do sistema, não pensa duas vezes e junto com sua esposa Caitlin (Amy Acker, que você deve ter visto em Angel), fará de tudo para protegê-los, inclusive, pedir ajuda ao grupo que ele a pouco estava caçando.
Como episódio, que foi dirigido por Bryan Singer, o piloto agrada muito. Ágil, sem enrolação e direto ao ponto, sabemos logo quem são os mocinhos e conhecemos a agência Os Sentinelas, que caçam os mutantes com o aval do governo, à la FBI.

Sim, para você que conhece os X-Men, a referência é literal mesmo aos Sentinelas robôs dos quadrinhos e que foram vistos no cinema em "Dias de Um Futuro Esquecido".

Mas mais do que ser uma série ambientada em um mundo em que os mutantes são reais, assim como Legion, a série traz as questões que infelizmente, com exceção dos dois primeiros filmes de seu reboot (é, faltou em Apocalypse) e Logan, fizeram com que os X-Men fossem tão queridos.

Em um mundo onde se discutem tanto direitos, deveres, preconceito, comportamento, aceitação, questionamento e outras inúmeras questões que permeiam nossa existência, The Gifted acrescenta o valor da família a uma equação tão complexa que se perde em meio as grandiosas cenas de ação que o cinema insistiu tanto em criar para camuflar o principal trunfo dos liderados pelo Professor Xavier.
Tanto que não precisamos que eles apareçam para sabermos que estamos vendo uma série sobre mutantes. Mas mais do que isso, a série já deixou claro que será uma série tão humana quanto qualquer um que estará na audiência.

Semana que vem tem mais e espero que mantenham o nível!

Avaliação do Leitão (episódio):


Trailer:


Ficha Técnica:

The Gifted - 01x01 - eXposed - 2017 - EUA - Ação / Aventura / Drama / Ficção Científica
Transmissão Original: 02/10/2017 (EUA) / 04/10/2017 (Brasil)
Criador(es): Matt Nix
Direção (do episódio): Bryan Singer
Roteiro (do episódio): Matt Nix
Elenco Principal: Stephen Moyer, Amy Acker, Sean Teale, Jamie Chung, Coby Bell, Emma Dumont, Blair Redford, Natalie Alyn Lind, Percy Hynes White
Emissora de televisão original: Fox


Assistiu o episódio? Ficou curioso para assistir? Deixe ai nos comentários o que você achou e claro, não deixem de nos seguir nas nossas redes:
Manguaça Nerd no FacebookManguaça no TwitterManguaça Nerd no Google +Manguaça Nerd no YouTubeManguaça Nerd no Instagram


Resenha | The Gifted - 01x01 - eXposed Resenha | The Gifted - 01x01 - eXposed Reviewed by Sérgio Leitão on 01:04 Rating: 5

Sobre o Sérgio: Made in Fortaleza perdido em SP since 95. Pai do Matheus e do blog Desventuras de um Alter Ego. Quase músico, quase escritor, quase tudo, quase nada. Facebook | Twitter

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.