Manguaça Nerd História #1 | Introdução ao Cinema


Será que alguma forma de arte se espalhou tão rapidamente ou de um modo tão universal quanto o cinema? Embora o exato momento da sua criação seja discutível, a maioria dos estudiosos concorda que foi em 1895: o ano em que os irmãos Louis (1864-1948) e Auguste (1862-1954) Lumière projetaram "A saída dos operários da fábrica Lumière".

Em 28 de dezembro daquele ano, no hotel Scribe, em Paris, organizaram a primeira exibição de filmes todos os tempos para um público pagante.

Em apenas 20 anos desses esforços pioneiros – um piscar de olhos na história da literatura ou da arte -, os filmes passaram a ser assistidos por grandes plateias em todo mundo. A produção estava sendo implantada nos principais países da Europa, nos Estados Unidos, no Canadá, na Índia, na Turquia, no México, no Brasil, na Argentina e na Austrália.

O propósito dessa série é proporcionar uma visão geral do cinema desde o início até os dias atuais e dar uma ideia mais abrangente da sétima arte. É, naturalmente, uma tarefa ambiciosa: o cinema é versátil e multifacetado demais para caber em apenas um texto.

Sam Fuller (1912-1997) talvez tenha chegado mais perto do descrever o cinema como um “campo de batalha: amor, ódio, ação, morte. Em uma palavra: EMOÇÃO”.

Os filmes despertam discussões das mais apaixonadas e desavenças, como qualquer outra arte, ou talvez até mais. Se esta série de resenhas e esse humilde blogueiro provocar debates, sugestões ou furiosas objeções, se provocar reavaliações sejam elas a favor ou contra, se inspirar a você a buscar obras, cineastas, gêneros ou produções nacionais que teriam de outra forma ignorado, eu terei cumprido meu objetivo.

Diga-nos ai nos comentários o que você acha dessa ideia e não deixe e nos seguir nas redes sociais:
Manguaça Nerd no FacebookManguaça no TwitterManguaça Nerd no Google +Manguaça Nerd no YouTubeManguaça Nerd no Instagram


Manguaça Nerd História #1 | Introdução ao Cinema Manguaça Nerd História #1 | Introdução ao Cinema Reviewed by Mario Vianna on 22:21 Rating: 5

Sobre o Mario: Pseudo-escritor, cronista e blogueiro, devorador de pizzas e sushis, sommelier de cervejas mas acaba escolhendo sempre a mais barata. Apaixonado por cinema, Alice e Tarantino mais queria mesmo é ser Woody Allen. Facebook | Twitter

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.