Quando entrei em uma grande livraria do país e dei de cara com o livro no qual na capa estava João Francisco Berdan, conhecido pela alcunha de Joao Gordo, logo me interessei. Para alguns, líder da banda punk/hardcore Ratos de Porão, para outros, apresentador dos programas mais bizarros e divertidos da MTV na década de 90 e 2000. No meu caso, os dois.
Como escreveu Fernanda Young no prefácio de Viva La Vida Tosca (Dark Side Books, 2016), “João Francisco Berdan, com este nome elegante, poderia passar como um intelectual, um médico – Dr. João F. Berdan, cardiologista”, ou “Chico Berdan”, artista consagrado da MPB. Mas como ela resume, “o nome não aguentaria a vida incomum que ele teve”.
Ao longo de 320 páginas, narrada em em primeira pessoa pelo próprio João, engraçada e com vocabulário que te remete aos trejeitos do polêmico apresentador, o livro vai passando pela infância na Vila Gustavo em São Paulo, por seu relacionamento tortuoso com seu pai militar, de quem levou surras horrendas e com quem teve um relacionamento distante durante quase toda a vida, o Ratos de Porão e a MTV.
O livro conta com passagens memoráveis para o próprio JG, como turnês pela Europa regada a drogas , desilusões amorosas, o encontro com seus ídolos do movimento Punk, problemas de saúde e a inesquecível noitada com Kurt Cobain, percursor do movimento Grunge.
Embora seja desbocado ou até mesmo tosco; o João é um cara muito inteligente, um excelente entrevistador e com uma memória cultural, televisiva e musical invejável. Hoje, um pai de família com dois filhos, apresenta seu programa de entrevista e culinária Vegana (sim acredite) na web, o “Panelaço”.
Para quem quer conhecer um pouco mais sobre o movimento Punk no Brasil, sobre sua vida ou simplesmente dar boas risadas, a equipe do Manguaça Nerd recomenda.
Avaliação do Vianna
Diga-nos ai nos comentários o que você acha dessa ideia e não deixe e nos seguir nas redes sociais:
Resenha | Viva La Vida Tosca (Dark Side Books, 2016)
Reviewed by Mario Vianna
on
21:56
Rating:
Nenhum comentário: