Amizade Colorida | Resenha #003

Um fato que venho percebendo nos últimos anos...


...é que Hollywood está cada vez mais tentando aproximar-se do seu público quando falamos de comédias românticas. Algumas situações tangíveis, fora daquele conto de fadas que é tão clichê em 70% das produções desse gênero.

E claro que um dos maiores assuntos que mais rolam em conversas de boteco, e que se não rolaram, em algum momento terã como foco esse assunto, é a tal da amizade com benefícios, ou a amizade colorida.

E em tempos "modernos", parece que cada vez mais a impressão que temos é de um caretismo que acaba, olha vejam só, tornando essa história bem mais distante (e interessante?) do que parecia ser. Talvez o tabu seja mesmo não falar sobre o assunto, ou simplesmente tratar isso como algo distante e irreal. Certo?


Estudo sociólogos à parte, fato é que o sexo entre amigos sempre será um tema para poucos. Quem ganha e quem perde, só o tempo pra responder. E é exatamente esse um dos pontos que guiam o roteiro desse filme, que como ponto fora da curva, trata da questão de maneira direta e reta...e bem divertida.

Sim, já adianto que o filme vale sim a audiência! É daqueles filmes bacanas, divertidos, que não deve ser visto na frente das crianças, mas que embala uma boa tarde de preguiça. Como todas as grandes mudanças que passamos nas nossas vidas, sempre existe aquele momento de queda antes. E é exatamente isso que vivem Dylan Harper (Justin Timberlake) e Jamie Rellis (Mila Kunis), quando se se conhecem.

Após serem dispensados" por seus atuais parceiros, acabam optando por curar um pé na bunda, focando no trabalho...nada melhor certo? Dessa forma, Jamie, uma caçadora de talentos faz o melhor e traz o diretor de arte em ascensão para trabalhar em Nova York.


Acabam se conhecendo melhor e logo viram amigos e ai, uma coisa leva a outra. O filme é praticamente sobre o relacionamento dos dois, e como no meio dos clichês (disfarçados?) do filme, eles vão tentando evitar cair na zona perigosa. Mas é claro que você já sabe onde isso vai parar. O que diferencia esse filme dos demais (e até um "rival" próximo, que pretendo falar em breve) é a sua linguagem descolada e irônica.

A maior ironia está dentro do filme, já que um filme do gênero é visto pelos "amigos". Nele, Jason Segel e Rashida Jones formam um casal que segue a risca o padrão de "casal de comédia romântica". E de fato, o casal desse filme não é nada convencional. A acidez de algumas piadas, pode até incomodar os mais "puritanos". E isso eleva o nível do filme.

Vale destacar aqui de novo a naturalidade com que o roteiro aborda a questão. Mas mais do que isso, é de se destacar a química entre Justin Timberlake e Mila Kunis. Se não fosse isso, com certeza esse filme seria um fiasco.


O ponto critico se dá quando a trama tenta colocar problemas "do mundo real" dentro da realidade idealizada pela dupla. E ai os sentimentos, ali esperando para serem abraçados, batem na porta. E entre o drama do Alzheimer que Dylan passa com o pai (Richard Jenkins), que graças ao suporte da irmã (Jenna Elfman) não se torna algo mais pesado, e Jamie tendo que lidar com uma mãe (Patricia Clarkson) mais imatura que ela mesma, tendem a perceber que a amizade acabar por se tornar algo além.

Como lidar com isso? Como aceitar algo que tende a dar errado? Durante todo o filme fica claro que a fuga dos sentimentos que os protagonistas vivem é algo que de fato acontece mais do que o costume nos dias de hoje. Talvez a identificação tão imediata. E ai que entra o ponto que traz ao filme uma força maior do que realmente faltaria caso a integração com a rotina moderna da juventude de hoje.

E a saída não poderia ter sido mais acertada!


É um filme que tem mais do que os olhos podem ver e o roteiro quase estraga isso com seu final clichê, mas, que como ele mesmo se entrega: sem um final (ou começo) piegas, nenhuma história de amor merece audiência.

Diversão garantida, um elenco afinado e uma trilha pop bacana. Como falei, um ótimo programa para uma tarde qualquer.

Em tempo: a participação do Woody Harrelson se torna um dos pontos altos do filme a cada vez que ele aparece!

Avaliação do ALTER EGO:


TRAILER:

FICHA TÉCNICA:
Amizade Colorida (Friends with Benefits) - 2011 - 109 min. - EUA - Comédia Romântica
Direção: Will Gluck
Roteiro: Will Gluck, Harley Peyton, Keith Merryman (história) e David A. Newman (história)
Elenco: Justin Timberlake, Mila Kunis, Patricia Clarkson, Jenna Elfman, Bryan Greenberg, Nolan Gould, Richard Jenkins, Woody Harrelson
Site Oficial: http://www.sonypictures.com/movies/friendswithbenefits/



Amizade Colorida | Resenha #003 Amizade Colorida | Resenha #003 Reviewed by Unknown on 20:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.